Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/tribunaleclesias/public_html/tribunal/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/tribunaleclesias/public_html/tribunal/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/tribunaleclesias/public_html/tribunal/libraries/joomla/string/string.php on line 30

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/tribunaleclesias/public_html/tribunal/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/tribunaleclesias/public_html/tribunal/libraries/joomla/filter/input.php on line 654
Viagem a Amazônia I

Marcado profundamente por um efetivo gesto de gratidão, convidado pelo então Arcebispo Militar do Brasil, o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Osvino José Both, participei da 5ª viagem de bispos brasileiros a Amazônia, na data de 27/08 a 04/09/2012, levados por um avião da Força Aérea Brasileira.

No espírito da “Missão Continental”, principalmente em nível de Brasil, D. Osvino está despertando em nós compromisso com as realidades da Igreja na Amazônia. Mas é preciso ir lá para saber o que é. Parece outro mundo, outro Brasil, que não conseguimos entender só com notícias.

A viagem foi a convite e patrocinada pelo Ministério da Defesa, na pessoa do senhor Ministro da Defesa. Durante todo tempo fomos hóspedes do Exército Brasileiro e das arquidioceses e dioceses visitadas. Na oportunidade conhecemos realidades que não temos costume de ver em nossas regiões.

A comitiva foi formada por doze bispos de dez Estados diferentes, um coronel, um tenente coronel, um secretário, um fotógrafo, uma jornalista e quatro tripulantes, sendo ao todo vinte pessoas. Foi uma viagem cansativa, mais de 10 mil quilômetros percorridos e umas 22 horas de vôo, mas valeu a pena pela riqueza constatada.

Partimos da Base Aérea de Brasília em direção a Manaus, fazendo um pouso de abastecimento na Serra do Cachimbo, onde almoçamos. Na ida, apenas tivemos um pouso em Manaus para abastecimento e um lanche na Base Aérea das Forças Armadas. Daí fomos para Boa Vista, Roraima.

Além da presença, do conhecimento visual “in loco”, fomos brindados com palestras e demonstração de trabalhos que a Igreja e o Exército Brasileiro realizam na Amazônia. São duas forças fundamentais para aquela extensa região do país.

É surpreendente o que constatamos. Da parte do Exército, uma presença com mais de duas dezenas de milhares de soldados defendendo o patrimônio e acudindo a população por ali quase que abandonada pelo Estado Brasileiro. É preciso ver para acreditar.

Outro fator de evidência é a presença da Igreja através das diversas dioceses. Visitamos Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Tabatinga, Porto Velho e Manaus. Encontramos uma Igreja viva, enfrentando com coragem os grandes desafios próprios da realidade.